Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

'Não aguentava mais', diz tia que acorrentou meninos em casa na BA

Segundo parente, crianças praticavam roubos em Mucuri, sul da Bahia. Meninos de 7 e 9 anos foram libertados por vizinhos e estão desaparecidos.

Publicado por Glauco de Sa
há 8 anos

No aguentava mais diz tia que acorrentou meninos em casa na BA

"Eu já não aguentava mais de tanto o Conselho Tutelar [ir] na minha porta. [O conselho] Leva, eu vou buscar", diz a tia de dois meninos de sete e nove anos que foram acorrentados por ela dentro de casa no sábado (26), no distrito de Itabatã, no município de Mucuri, no sul da Bahia. Segundo a parente que é responsável pelas crianças, elas costumam praticar roubos na região. As crianças foram libertadas por vizinhos, que quebraram os cadeados das correntes no domingo (27).

A retirada das correntes chegou a ser filmada e publicada na internet. Desde então, os menores estão desaparecidos. O caso foi denunciado ao Conselho Tutelar da cidade de Mucuri.

"Eu crio porque a mãe não tem como cuidar deles. A mãe é alcóolatra e o Conselho Tutelar me deu a guarda deles", conta a tia, que não quis ser identificada.

Segundo o conselheiro tutelar Edivan Santos, a mulher pode responder por abandono de incapaz e maus-tratos contra as crianças. "Vamos inserir essas crianças em uma pousada, vamos solicitar da prefeitura uma vaga em uma pousada, pra que essas crianças possam estar sendo acolhidas até o Ministério Público nos dá ciência de como proceder. Elas [crianças] têm parentes em Poço da Mata. Nós vamos tentar localizar essa família pra ver a possibilidade de estar entregando essas crianças pra essa família", disse o conselheiro.

Caso

Os irmãos de sete e nove anos desapareceram de Itabatã desde o domingo (27), após serem libertados por vizinhos. Eles tinham sido acorrentados pela tia que cuida deles. De acordo com o Conselho Tutelar da cidade, a mulher que cuidava das crianças contou que amarrou os meninos porque eles costumavam praticar roubos na cidade e ela precisou viajar no sábado (26) para a cidade de Itamaraju.

Segundo a conselheira tutelar Maria D'Ajuda Oliveira da Silva, as crianças conseguiram sair de casa e andaram cerca de 30 metros na manhã de domingo (27), quando as correntes foram retiradas pelos vizinhos. Integrantes do Conselho chegaram a fazer buscas pela região no domingo, mas não conseguiram localizar os meninos.

O caso foi denunciado ao Conselho por meio de denúncia anônima por telefone. De acordo com a conselheira, a tia das crianças já havia procurado o órgão relatando que eles tinham roubado bicicletas. “Eles foram orientados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras)”, conta Maria D'Ajuda.

A tia das crianças retornou de Itamaraju à Mucuri ainda no domingo e foi ouvida pelo Conselho. “A tia, que é lavradora, relatou que tinha que viajar e, para as crianças não fugirem, decidiu acorrentar. Eles roubavam e ela diz que não conseguia conter a situação”, conta Maria D'Ajuda. Segundo a conselheira, a parente cuida dos menores porque a mãe tem problemas com álcool e o pai morreu.

Fonte: Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz

  • Sobre o autorContador, Pós Graduado em Controladoria e Auditoria Contábil
  • Publicações31
  • Seguidores48
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações321
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nao-aguentava-mais-diz-tia-que-acorrentou-meninos-em-casa-na-ba/317283297

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vamos acompanhar. Acho que veremos as "Boas Crianças" a volta com o conselho tutelar em breve... continuar lendo